01 de maio de 2024
Senna adj. 1. aquele que é eterno; 2. herói; 3. inesquecível.
No panteão dos heróis brasileiros, nenhum brilha com tanta intensidade quanto Ayrton Senna da Silva. Infelizmente, sua vida terrena chegou ao fim quando eu tinha menos de um ano, mas não precisei de muito tempo para compreender a magnitude do seu legado. Ainda criança, comecei a achar curioso o fato de lágrimas sempre encherem os olhos dos adultos ao ouvirem o famoso hino da vitória. Antes mesmo de me apaixonar pelo automobilismo, as lágrimas que eu testemunhava nos mais velhos me ensinavam o que era saudade.
Com o passar dos anos, comecei a sentir emoção semelhante à daqueles que vivenciaram suas vitórias e choraram no fatídico 1º de maio de 1994. Eu era apenas um bebê quando tudo aconteceu, mas a saudade daquilo que não vivi se intensificava a cada dia.
E isso continua até hoje…
Como eu queria ter vivido a experiência de acordar todos os domingos sabendo que um homem, em seu carro de Fórmula 1, seria capaz de me encher de orgulho por ser brasileiro ao empunhar a bandeira verde e amarela. Também queria ter aumentado o volume da televisão para ouvir o famoso ‘Ayrton… Ayrton… Ayrton Senna do Brasil’, acompanhado da música que jamais será esquecida. Eu queria tanto ter tido a experiência de reunir a família para torcer por um dos nossos, sabendo que na manhã da corrida não haveria nada que pudesse nos separar.
Ah, como eu queria ter vivido o mesmo tempo que você, Ayrton!
Assim como os grandes heróis das mitologias, Senna morreu em seu campo de batalha. Há exatos 30 anos, ele escreveu o seu destino rumo à eternidade quando alçou a Tamburello como o seu altar. Naquele dia, em uma morte ao vivo para todos os seus fãs e admiradores, ele despertou um desejo incomparável de existir um ponto reverso na história, em que forçaríamos os organizadores a não iniciarem a corrida depois da morte do Ratzenberger ou até mesmo obrigar Ayrton a desistir de entrar em sua Williams para nunca mais voltar.
Mas eu sei que isso nunca aconteceria; Ayrton jamais desistiria.
Este é o legado deixado pelo maior brasileiro de todos os tempos. O tricampeão que demostrou bravura em suas conquistas. O homem que uniu famílias e reaproximou pessoas. O piloto que superou limites e renunciou sonhos para defender as nossas cores como ninguém mais será capaz de fazer. O herói imortalizado em nossos corações. O Brasil que dava certo.
Senna adj. 1. aquele que é eterno; 2. herói; 3. inesquecível.
Espírito Santo do Pinhal, 1º de maio 2024 - 30 anos da morte de Ayrton Senna.